Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Maquinistas da CP decretam novas greves de 1 a 30 de abril

Sindicato disse não haver outra solução após "uma atitude de desconsideração pelos trabalhadores e pelas dificuldades que estes e as suas famílias atravessam"
Correio da Manhã 23 de Março de 2023 às 17:46
Três comboios de serviços mínimos foram suprimidos no Porto
Três comboios de serviços mínimos foram suprimidos no Porto FOTO: Diogo Pinto
O Sindicato dos Maquinistas anunciou esta quinta-feira novas greves na CP de 1 a 30 de Abril. Em causa está a falta de resposta dada as reivindicações dos trabalhadores. 

"Numa atitude de desconsideração pelos trabalhadores e pelas dificuldades que estes e as suas famílias atravessam nestes tempos de inflação galopante, efetuado qualquer diligência para a resolução do conflito laboral em curso, não resta aos Maquinistas outro caminho se não continuar a luta, pode ler-se no comunicado daquele sindicato.

A SMAQ refere que entre as 0h00 de dia 1 de abril e as 24h00 de 30 de abril, os trabalhadores vão estar em greve em "todo o período de serviço sempre que lhes seja atribuído um período normal de trabalho diário cujo horário de trabalho não conste nas escalas em vigor à data do início da greve". 

Na próxima paralisação de serviços de CP estão envolvidos os maquinistas, os técnicos, os inspetores de tração, entre outros trabalhadores. 

Os trabalhadores fazem vários apelos para a melhoria da profissão, entre os quais há a destacar o aumento dos salários, dignificação laboral e a valorização da carreira. Segundo o comunicado, há ainda problemas ligados à falta de manutenção na ferrovia que precisam de ser resolvidos.

"A carreira de Tração coesa e determinada, como é seu timbre, só levantará as ações de luta em curso quando as suas justas reivindicações forem contempladas", rematam. 

Sindicato dos Maquinistas CP conflitos laborais
Ver comentários
C-Studio