Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Maquinistas do Metro Sul do Tejo iniciam greve nas horas de ponta

Maquinistas do Metro Sul do Tejo, nos concelho de Almada e Seixal, vão iniciar esta segunda-feira uma greve, que se prolonga até sexta-feira, nos períodos do início da manhã e do final da tarde, sendo esperadas perturbações nas ligações.
15 de Outubro de 2012 às 11:15
Greve na empresa que gere o metro de superfície decorre até sexta-feira, das 06h30 às 09h30 e das 17h00 às 20h00
Greve na empresa que gere o metro de superfície decorre até sexta-feira, das 06h30 às 09h30 e das 17h00 às 20h00 FOTO: d.r.

A greve na empresa que gere o metro de superfície decorre das 06h30 às 09h30 e das 17h00 às 20h00.

Segundo o presidente do Sindicato dos Maquinistas, António Medeiros, "a empresa não tem mostrado abertura para a negociação do acordo de empresa" e, "apesar de alguns encontros, tem negado a negociação ao sindicato e aos trabalhadores".

O sindicalista refere que existem subsídios que não estão contemplados no acordo de empresa, como o de transporte e o de escalas, e que é indispensável negociar.

Contactada pela Lusa, a empresa Metro Sul do Tejo (MST) referiu, em comunicado, que refuta as acusações do sindicato e assegurou que "tem cumprido todos os trâmites a que está legalmente obrigada" no âmbito do processo de negociação do acordo de empresa.

A transportadora disse que "as negociações foram interrompidas por iniciativa do sindicato" e explicou que "não só está de acordo com a existência de um subsídio de transporte e de escalas para os trabalhadores, como foi a própria a propor a sua existência".

Sobre o impacto da greve, António Medeiros lembrou que cerca de 65% dos maquinistas são afectos ao sindicato e indicou que espera uma grande adesão.

"Não se espera uma paralisação completa das ligações, mas tendo em conta que 65% são associados, apenas deve dar para manter os serviços mínimos", referiu.

metro greve ponta trabalhadores sul tejo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)