Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Marchas de Lisboa dizem adeus ao Atlântico

As marchas populares de Lisboa despediram-se na noite de domingo do Pavilhão Atlântico e já preparam o grande desfile de dia 12 na avenida da Liberdade. Terminada a 1ª parte da competição, é agora tempo de afinar pormenores.
4 de Junho de 2012 às 12:36
Alto do Pina defende o título conquistado no ano passado
Alto do Pina defende o título conquistado no ano passado FOTO: Mariline Alves

Numa quente e com bancadas bem compostas, coube à Penha de França, com uma claque vibrante, dar início às exibições. Evocou o antigo Cine Oriente e surpreendeu com quatro figurinos – os marchantes iam mudando de roupa -- e temas musicais diversos. Padrinhos: Patrícia Henrique e Bruno Simões.

De regresso à competição, a Ajuda evocou o mito de Ulisses e a fundação de Lisboa. Eles iam vestidos de gregos e elas de vermelho, azul e dourado. Numa das coreografias, mudaram de figurino. Nos arcos, levavam galeras. Padrinhos: Paula Sá e Gonçalo Salgueiro.

Com Sara Barradas como madrinha (José Raposo, o padrinho, não pode estar por motivos profissionais), Campolide apresentou-se em tons de verde, com o tema '80 Anos de Marchas Populares, um Sonho de Futuro'. Na bancada, a claque vibrante, e com cachecóis, apoiou fortemente o bairro.

Seguiu-se o Bairro Alto, com fidalgos e damas da corte num rico figurino e devidamente maquilhados. Nos arcos, coches. A marcha apresentou o tema 'Bairro Alto vai ao Baile da Coroa Colorindo as Ruas de Lisboa', sob uma chuva de aplausos. Padrinhos: Maria João Abreu e Luís Mascarenhas.

Defendendo o título conquistado no ano passado, o Alto do Pina mostrou a chegada dos ciganos ao bairro. Com um rico figurino, danças e apontamentos de música cigana, a marcha aqueceu as bancadas e arrancou fortes aplausos. Padrinhos: Filipa Cardoso e Joaquim Monchique.

Com o tema 'Memórias do Castelo', a marcha do Castelo evocou os tempos de D. Afonso Henriques, com escudos e espadas, coroas e coreografias aguerridas. Padrinhos: Chiquita e Joaquim Bastinhas.

A marcha da Baixa apresentou o tema 'Os Saraus da Academia'. Vestidos à época (século XVIII), com apontamentos de várias cortes no figurino, os marchantes encerram a terceira e última noite de exibições. Padrinhos: Sandra Barata Bello e Paulo Vasco.

Marchas de Lisboa Pavilhão Atlântico Alto do Pina Bairro Alto Castelo Baixa Campolide Penha de França Ajuda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)