page view

Marchas populares ao rubro

É com um público vibrante nas bancadas, aos gritos de "Ié, ié, ié, a nossa marcha é que é" e a "A nossa marcha é linda", que começa a noite desta sexta feira, no Meo Arena, a 82ª edição das marchas populares de Lisboa.

06 de junho de 2014 às 22:32

MARCHA INFANTIL DA VOZ DO OPERÁRIO

É a Marcha Infantil da Voz do Operário que abre, como habitualmente, a primeira das três noites de apresentações. A marcha participa extra concurso e é uma das mais acarinhadas pelo público, que brinda as crianças com uma chuva de palmas.

Nesta edição, os pequenos marchantes, entre os seis e 12 anos, celebraram os 40 anos do 25 de abril com o tema "As crianças em liberdade" e mostraram o trabalho desenvolvido pela escola ao longo do ano letivo. Nos arcos, levaram cravos. Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula foram os padrinhos.

SÃO VICENTE

É a vez de São Vicente, com o tema "Feira da Ladra", recriando o ambiente do século XIX. Eles e elas vão de feirantes, com um figurino popular mas estilizado, em tons de vermelho. Melânia Gomes e Hélder Agapito foram os padrinhos.

SANTA ENGRÁCIA

Segue-se Santa Engrácia, com um figurino cor de rosa, roxo e verde. É com o tema "Santa Engrácia rainha, manjerico rei dos arraiais" que a marcha se apresenta. Fazendo jus ao tema, os arcos mostram um manjerico gigante. Marta Andrino e Frederico Amaral foram os padrinhos.

AJUDA

De vermelho e preto vestida, com chapéus e saias rodadas, a marcha apresenta nas suas coreografias uma fusão entre o fado e o tango. Carlos Areia e Rosa Soares são os padrinhos desta marcha mas não puderam comparecer esta noite.

BELA FLOR

De regresso à competição, após uma ausência de dois anos, a marcha inspira-se na "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto e faz uma viagem ao mundo das maravilhas, mostrando o que levámos e trouxemos do Oriente. Teresa Tavares e Miguel Damião foram os padrinhos.

BAIRRO ALTO

Com um figurino em tons de azul, vermelho e dourado, os marchantes do Bairro Alto trazem para o pavilhão os anos de oiro da rádio. Na viagem até aos anos 50 do século passado, elas aparecem como estrelas da rádio e eles como militares. Nos arcos, rádios do antigamente e microfones. Carla Almeida e Carlos Quintas foram os padrinhos.

MARVILA

Com o tema "Marvila festeja o campo em traje domingueiro", e de rosa e dourado vestida, a última marcha a apresentar-se leva arcos em forma de ferradura, com rodas de carroça e pipas de vinho. Lara Afonso e Manuel Melo foram os padrinhos.

Festa até domingo

Terminada a primeira noite de exibições, a festa prossegue neste sábado à noite com as marchas dos Mercados, Lumiar, Mouraria, Campolide, Benfica, Alcântara e Bica. No domingo, última noite de exibições, apresentam-se a Graça, Castelo, Belém, Carnide, Beato, Madragoa e Alto do Pina. Na noite de Santo António (de 12 para 13) realiza-se o grande desfile na avenida da Liberdade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8