Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Massarelos vai reviver o passado

As "rusgas do antigamente" foi o tema escolhido pela freguesia de Massarelos para o desfile de São João deste ano. Para José Carlos Gonçalves, responsável pela organização, esta escolha serve para "relembrar e, principalmente, para não deixar morrer as tradições do São João".
24 de Junho de 2012 às 01:00
Ensaios para o São João na freguesia de Massarelos
Ensaios para o São João na freguesia de Massarelos FOTO: direitos reservados

O desfile de Massarelos fará reviver, durante o percurso efectuado pela sua rusga, o tempo em que as pessoas celebravam o São João depois de saírem do trabalho, ao fim do dia, no Cais das Pedras, sempre em representação dos seus bairros.

O Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique é a tocata convidada por Massarelos, pela quinta vez, para acompanhar o desfile da freguesia. Este ano, contam com a participação de Alexandre Esteves, acordeonista invisual, que há muitos anos tinha o desejo de participar nesta festa, que, segundo o músico, "é a única iniciativa da cidade do Porto que junta várias gerações e diversas localidades dasfreguesias ".

Para José Gonçalves, apesar de ser possível, o objectivo deste ano não passa por conseguir o primeiro lugar, uma vez que, segundo o organizador, " a verdadeira vitória é poder mostrar a freguesia de Massarelos à cidade e ao País".

Além do apoio da Junta de Freguesia de Massarelos, a rusga vai também contar com a ajuda da diversas colectividades da freguesia, tanto a nível de material como financeiro.

MASSARELOS SÃO JOÃO RUSGAS FREGUESIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)