Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Escola custa 528 euros por família

Valor representa um acréscimo de 19 euros face a 2014.
João Saramago 23 de Agosto de 2015 às 03:00
Pais fazem contas para conseguirem responder a todas as necessidades dos alunos
Pais fazem contas para conseguirem responder a todas as necessidades dos alunos FOTO: Tiago Sousa Dias
Na reta final das férias, as famílias fazem contas de quanto vão gastar com o regresso às aulas. Em média, cada agregado prevê gastar 528 euros, de acordo com o ‘Estudo sobre as Intenções de Compra dos Portugueses no Regresso às Aulas 2015’.

O gasto será superior em 19 euros em relação ao ano passado. As despesas repartem-se por vestuário, manuais e material escolar e equipamento desportivo. Para o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção, "528 euros é um valor significativo e que representa para a maioria das famílias a necessidade de fazer um esforço muito grande para responder a todas as despesas".

"Perante tantas necessidades, os pais vão desdobrar-se em promoções, prestações e aproveitamento de material que sobrou de anos anteriores ou compra de livros em segunda mão", acrescenta.

A percentagem de famílias que optam por livros em segunda mão cresceu 33% no último ano. Mas, de acordo com este estudo, 94% dos inquiridos prefere comprar manuais escolares novos. Resposta que Jorge Ascenção explica como um esforço acrescido feito pelos pais para os alunos obterem melhores resultados. "As crianças sentem-se mais valorizadas. Há também maior responsabilidade para terem boas notas".
Ver comentários