Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Mau comportamento pode ser genético

Estudo revela que problemas comportamentais podem refletir uma herança genética.
27 de Outubro de 2013 às 18:21
Agressividade e falta de disciplina podem ser herdadas dos pais
Agressividade e falta de disciplina podem ser herdadas dos pais FOTO: Getty Images

Muitos pais pensam que o mau comportamento dos filhos é uma consequência direta da forma como são educados. No entanto, um estudo da Universidade do Oregon (EUA) mostra que algumas crianças estão geneticamente predispostas a desenvolver problemas comportamentais, avança o site do jornal britânico ‘Daily Mail'.

A pesquisa realizada mostra que a falta de disciplina e problemas com o controlo da agressividade em idade pré-escolar são herdados dos pais. Os investigadores acreditam que são estes traços genéticos que explicam o porquê de algumas crianças se habituarem facilmente à escola e outras desenvolverem problemas comportamentais.

O Dr. Shannon Lipscomb, responsável por este estudo, sublinha também que existem fatores externos que podem amenizar estes comportamentos, como o ambiente do lar ou o convívio com pequenos grupos de crianças.

A investigação foi baseada em informações fornecidas por 233 famílias, sendo que as conclusões são claras: Os pais que apresentam altos níveis de negativismo e falta de autocontrolo têm uma maior probabilidade de terem crianças com dificuldades em contrariar o mau comportamento.

Os investigadores estudaram também o caso de crianças adotadas e descobriram uma ligação entre as características dos seus pais biológicos e os seus comportamentos.

"Este estudo ajuda-nos a perceber o porquê de algumas crianças terem dificuldades em conviver inseridas em grupos grandes e em manter interações sociais. Pode não ser um problema com os pais ou com o professor, mas sim um problema biológico", salienta o Dr. Shannon Lipscomb.

Esta investigação surge pouco tempo depois de ter sido divulgado outro estudo, neste caso desenvolvido pela Universidade de Oxford, que revela que as crianças que passam mais tempo em creches têm uma maior probabilidade de desenvolverem problemas comportamentais, tais como a hiperatividade.

COMPORTAMENTO CRIANÇAS ESTUDO AGRESSIVIDADE PROBLEMAS PAIS GENÉTICA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)