Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Medalha adia sonho de entrar em Medicina

Entrar no curso de Medicina era o grande objectivo do viseense Paulo Gonçalves, que vê o sonho da sua vida adiado por representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Química.
2 de Outubro de 2011 às 01:00
Paulo Gonçalves, junto da mãe, mostra a medalha obtida nas Olimpíadas de Química no Brasil
Paulo Gonçalves, junto da mãe, mostra a medalha obtida nas Olimpíadas de Química no Brasil FOTO: Nuno André Ferreira

O jovem de 18 anos, que entrou na universidade, mas em Ciências Farmacêuticas, na Covilhã, frequentou a Secundária Alves Martins, em Viseu, e concluiu com uma média de 17,7 valores, a área Científico-natural. Por uma décima e meia não obteve a nota mínima de entrada em Medicina. Paulo sente-se injustiçado uma vez que a participação nas Olimpíadas lhe "roubou tempo precioso de estudo".

O aluno preparou-se e até tinha formação na Universidade de Aveiro, ao fim-de-semana. Do Brasil, onde decorreram as Olimpíadas de Química, em Setembro, trouxe a medalha de bronze. "Não queria fazer má figura e dei tudo para não envergonhar Portugal", explicou.

O problema foi a participação na Turquia, a uma semana de começar a 2ª fase de exames nacionais. "Deixei as disciplinas de Biologia e Físico-Química e não tive tempo para estudar", afirmou. Para o jovem, a solução passa por "abrir mais vagas para estes casos de mérito escolar" uma vez que tem conhecimento que, em outros países, "ser medalhado significa a entrada directa numa universidade à escolha".

Segundo a mãe do aluno, o que está a acontecer é "uma injustiça". Elizabete Pereira sempre apoiou o filho, mas reconhece que, se fosse agora, "dizia-lhe para apostar naquilo que lhe garantisse o futuro". E consi-dera que "há vagas que foram preenchidas por alunos com menos capacidades", designadamente do ensino recorrente.

Joana Sousa, presidente da Associação de Pais, garante que vai expor o caso ao Ministério da Educação. "Vamos apelar para que seja feita justiça", disse.

VISEU MADALHA MEDICINA FARMÁCIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)