Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Médica maltrata utente

Uma utente do Centro de Saúde de Santarém diz ter sido tratada de forma "agressiva, arrogante e mal-educada" por uma médica, que até chamou o segurança para a expulsar da sala de consultas.

26 de Outubro de 2008 às 00:30
Ana não se conforma com a resposta do director do Centro de Saúde
Ana não se conforma com a resposta do director do Centro de Saúde FOTO: João Nuno Pepino

Ana Maria Rodrigues é uma jovem professora de Vinhais, que reside em Santarém há quase dois meses. Como não tem médico de família, teve de recorrer ao atendimento complementar do C.S. de Santarém no início do mês, enviada pelas Urgências do hospital após ter sofrido um aborto espontâneo em casa. 'Quando entrei na sala, vi logo a má cara da médica', explica. Ana Rodrigues queria apenas duas credenciais para ecografias e para uma consulta num otorrinolaringologista, que a médica 'disse logo que não passava, porque não tinha computador'.

Entretanto, a utente foi explicando a situação e a clínica, mesmo a contragosto, acedeu a passar a credencial para uma ecografia. 'Foi quando chamei a atenção para o facto de ela não me estar a tratar de forma correcta. De repente, rasgou o papel, disse que não me passava mais nada e chamou o segurança para me pôr na rua', afirma Ana Rodrigues. Nervosa e indignada, a utente formalizou a queixa no Livro Amarelo. Já recebeu resposta do director do centro de saúde, Gonçalves Marques, que 'lamenta o sucedido… e o pouco rigor demonstrado pela profissional'.

CONSEQUÊNCIAS

APELO À COMPREENSÃO

Na resposta, o director do centro de saúde apela à 'melhor compreensão' da utente e explica que a médica 'já foi abordada superiormente sobre este tema, para se evitar mais queixas' do serviço.

À ESPERA DE PROCESSO

Ana Rodrigues não se conforma e considera que 'se há mais queixas em relação à forma como esta médica trata as pessoas, o mínimo que podem fazer é abrir um processo disciplinar'.

QUEIXA NA ARS

A queixosa admite formalizar a queixa junto da Administração Regional de Saúde.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)