Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Médicos do São João suspensos após retirarem mama saudável a paciente

Vítima diz que lhe retiraram a mama esquerda sem terem pedido autorização. Susana Tomé vai avançar com um processo cível.
27 de Fevereiro de 2019 às 09:12
Susana Tomé (à direita) revoltada com erro do Hospital São João
Enfermeiros
Enfermeira
Susana Tomé (à direita) revoltada com erro do Hospital São João
Enfermeiros
Enfermeira
Susana Tomé (à direita) revoltada com erro do Hospital São João
Enfermeiros
Enfermeira
Uma mulher acusou em 2016 o Hospital de S. João, no Porto, de negligência médica. Susana Tomé diz que lhe retiraram a mama esquerda, sem lhe terem pedido autorização. Na altura, a paciente apresentou queixa à administração do hospital. Os médicos foram, entretanto, punidos com vários dias de suspensão, segundo a imprensa nacional.

No entanto, Susana Tomé vai agora avançar com um processo cível contra os médicos, no Tribunal Administrativo do Porto, segundo avança a mesma fonte.

"Apenas dei o meu consentimento para que me fizessem uma mastectomia à mama direita e respetiva reconstrução. Na mama esquerda iria ser colocada uma prótese para que os seios ficassem simétricos", disse ao CM Susana Tomé.

A operação ocorreu a 7 de março de 2016. A mulher descobriu que tinha um cancro na mama direita em 2010. Sobreviveu à doença e, seis anos depois, decidiu fazer a reconstrução da mama direita. "Nessa altura o médico sugeriu que fizesse uma mastectomia aos dois peitos, mas não aceitei. Iria ser um abalo psicológico muito forte. Contra a minha vontade o hospital fez exatamente isso", explicou a paciente. Segundo Susana, o médico admitiu que tinha ocorrido um erro.

"O médico disse-me que houve um erro de informação, mas até hoje ninguém me pediu sequer desculpa", contou. A reconstrução à mama direita também não ocorreu como era esperado e a mulher ficou com o peito deformado. Contactado pelo CM, o Hospital de S. João disse que o caso está a ser averiguado.


médico Hospital de S. João Porto Susana Tomé Tribunal Administrativo do Porto saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)