Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Médicos mantêm componente adicional no trabalho extra

O acordo assinado este domingo entre o Ministério da Saúde e os sindicatos dos médicos estipula que o regime de horas extraordinárias para estes profissionais será igual ao da restante administração pública com cortes de 50%. Este corte será aplicado também à componente adicional no trabalho extra realizado em feriados, fins de semana e no horário nocturno que apesar das reduções, os médicos vão manter. E, pela primeira vez estes profissionais de saúde vão estar sujeitos a um sistema de avaliação.
14 de Outubro de 2012 às 23:03
Paulo Macedo, ministro da Saúde
Paulo Macedo, ministro da Saúde FOTO: LUSA

Os médicos vão passar ainda a  trabalhar 40 horas semanais, das quais  18 horas serão em urgência hospitalar.  Para este novo horário é também criada uma nova tabela salarial. A base serão 2746,24 euros ilíquidos para médicos especialistas em início de carreira e o valor máximo, no final da carreira, será de 5063,38 euros.

Sindicatos e ministério anunciaram que os médicos de família passam a ter listas até 1900 utentes ou 2358 unidades profissionais. com estas medidas, mais de um milhão de utentes passará a ter médico de família.

Estarão também sujeitos à lei geral no que diz respeito à mobilidade até 60 km do local de residência.

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo anunciou ainda ter iniciado já o processo de abertura de concursos para grau de consultor e especialistas em inicio de carreira até 2 mil vagas. O Governo prepara agora o concurso para a categoria de assistente graduado sénior.

Paulo Macedo quis deixar claro que as alterações acordadas foram estabelecidas sem comprometer a neutralidade orçamental. Ou seja não terá impacto nos orçamentos da Saúde previstos no Orçamento de Estado para 2013 e que os utentes e o Serviço Nacional de Saúde ganham mais horas médicas.

SAÚDE MÉDICOS PAULO MACEDO MINISTRO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)