Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Menos 257 novos casos de tuberculose em Portugal no último ano

Há mais de dois mil portugueses com tuberculose.
24 de Março de 2014 às 13:17
António Diniz, diretor do programa nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose
António Diniz, diretor do programa nacional para a infeção VIH/SIDA e Tuberculose FOTO: Jorge Paula

O número de novos casos de tuberculose baixou em Portugal no último ano, foi divulgado esta manhã de segunda-feira pelo Diretor Geral da Saúde, Francisco George. Portugal permanece, contudo, como o único país da Europa ocidental com uma taxa de incidência intermediária, ou seja, com mais 20 casos por 100 mil habitantes.

No ano passado foram notificados 2.292 casos de tuberculose. Destes, 2.142 foram novos casos, valor que representa uma descida de 257 doentes face a 2012.

A taxa de incidência, ou seja, o número de novos casos passou de 22,8% em 2012, para 20,4% em 2013. Segundo o diretor do Programa Nacional para a Infeção do VIH/SIDA e Tuberculose, António Diniz, o objetivo é atingir um valor abaixo dos 20%.

Para a concretização dessa meta, a Direção Geral de Saúde defende que sejam dados os doentes senhas para os transportes e pequenos-almoços para que não abandonem os tratamentos.

Na apresentação dos dados preliminares, em Lisboa, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernado Leal da Costa, não avançou, contudo, uma data para colocar esse plano em prática.

A descida a nível nacional não traduz um igual resultado por distritos, Raquel Duarte da direção do programa disse que “podem haver cinco a seis distritos que no espaço de um ano terão aumentado o número de casos, mas esse aumento é pouco expressivo”.

Por sua vez, a coordenadora da Região Norte de Saúde, Maria correia, referiu que nesta zona do País em 2012 houve mais 16 casos.

Nos casos de tuberculose infantil (dos zero aos quatro anos), Setúbal, Lisboa e Porto são os distritos que apresentam o maior número de doentes.

Em 2012 a tuberculose matou em Portugal 140, depois de em 2010 terem morrido 205. O relatório completo da situação da doença em Portugal deverá ser conhecido dentro de uma semana, divulgou António Diniz.

saúde casos tuberculose Portugal Diretor Geral da Saúde Francisco George
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)