Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Menos chumbos para a Ordem

Pela primeira vez nos últimos dois anos as reprovações no exame nacional de estágio da Ordem dos Advogados (OA) foram inferiores a 50 por cento.
22 de Outubro de 2012 às 01:00
As notas finais dos exames à Ordem dos Advogados situaram-se entre os dois e os 15 valores
As notas finais dos exames à Ordem dos Advogados situaram-se entre os dois e os 15 valores FOTO: Tiago Sousa Dias

De acordo com os resultados da prova realizada por 897 estagiários em 18 de Julho, a média de chumbos foi de 36% - 330 alunos. Em termos percentuais, os piores resultados registaram-se em Évora (47% de reprovações) e Açores (44%); os melhores resultados foram obtidos no Porto (30% de chumbos) e Faro (26% de chumbos). As notas finais registadas situaram-se entre os dois e os 15 valores.

O CM quis saber se na origem da melhoria esteve alguma mudança ao nível da formação, que tem suscitado muita polémica na Ordem. Contactado pelo CM, o bastonário disse desconhecer os resultados. "A formação é autónoma", limitou-se a referir Marinho Pinto, manifestando-se indisponível para falar sobre o assunto.

Recorde-se que nos últimos dois exames nacionais de Avaliação e Agregação, realizados no final do estágio da Ordem, os chumbos atingiram 59% (em Abril), e 57% (em Julho), e a média de notas não ultrapassou os 8,6 valores. O estágio na OA, obrigatório para aceder à profissão, custa 1500 euros. Actualmente, estão inscritos na OA 27 mil advogados.

Ver comentários