Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Menos turmas reduzidas

Mudança visa maior inclusão de educação especial.
João Saramago 16 de Julho de 2017 às 10:19
Alunos com necessidades educativas especiais têm turmas mais pequenas
Alunos com necessidades educativas especiais têm turmas mais pequenas FOTO: Mário Cruz / Lusa
As turmas com um reduzido número de alunos deverão ser em menor número tendo em conta as orientações do diploma que regula a educação especial e que está em discussão pública. O documento prevê que novas turmas reduzidas só poderão ser criadas pelos agrupamentos de escolas se não for ultrapassado o número de turmas definido pelo Ministério da Educação.

Segundo a legislação atual - criada em 2008 - a criação de turmas reduzidas ocorre perante a existência de alunos com necessidades educativas especiais. No último ano letivo verificou-se um acréscimo de 395 turmas reduzidas devido à integração de alunos com necessidades educativas especiais. Foram 16 266 turmas, ou seja, um terço do total.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, defende que é necessário "além da integração, fazer mais pela inclusão destas crianças e destes jovens, e trazê-los para os nossos espaços físicos e curriculares em que todos os alunos se inscrevam".

Mário Nogueira, da Federação Nacional de Professores, alerta para o risco de se "perder o apoio pedagógico personalizado"
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)