page view

Metro Mondego aguarda pela operação comercial para ponderar reforço de serviço

Este fim de semana foi registada sobrecarga do Sistema de Mobilidade do Mondego.

29 de dezembro de 2025 às 16:29

A Metro Mondego afirmou este domingo que irá esperar pelo arranque da operação comercial para perceber se será necessário um reforço do serviço, depois de um fim de semana marcado por sobrecarga do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a entidade que gere o SMM (sistema que funciona com autocarros articulados em via dedicada) admitiu "dificuldades e constrangimentos" nos últimos dois fins de semana, com lotações excessivas dos veículos que servem Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.

"O número de passageiros que têm utilizado o sistema tem-se revelado muito superior às previsões, baseadas nos estudos de procura. Esta situação não será alheia quer à curiosidade da população em experimentar o sistema, quer à sua utilização gratuita, bem como à atual época festiva", explicou a Metro Mondego.

Face a essas dificuldades, a entidade irá aguardar pelo arranque da operação comercial, em 01 de janeiro, para perceber se os níveis de procura se mantêm tão elevados.

Caso isso aconteça, "a empresa procederá aos ajustes operacionais necessários para assegurar o seu compromisso com a qualidade, a fiabilidade e a segurança do SMM", vincou.

Segundo fonte oficial da Metro Mondego, só há registo de casos de excesso de procura face à oferta durante os fins de semana.

"A capacidade de transporte oferecida é substancialmente superior à nossa estimativa de procura. Há uma margem de progresso muito grande, mas isso não foi suficiente, nestes fins de semana, em que se constatou que a população está com uma curiosidade muito grande e faz a viagem toda até Serpins [na Lousã]", disse à Lusa a mesma fonte.

Apesar de a Metro Mondego acreditar que se trata de "um epifenómeno", a entidade irá reforçar o serviço, caso se revele necessário.

Nesse sentido, já estão a ser preparadas medidas para reforçar a capacidade do SMM, caso a procura continue a exceder a procura.

"Esta foi uma altura péssima, em que não tínhamos uma grande folga de motoristas", notou, considerando que, a partir de 01 de janeiro, a Metro Mondego terá uma maior capacidade de resposta, altura em que também alguns dos motoristas já terão terminado a sua formação.

Se for preciso, disse fonte oficial da Metro Mondego, serão postos "mais veículos em operação", recordando que estão apenas a circular 19 dos 35 autocarros adquiridos na atual operação, havendo ainda a possibilidade de acionar a opção de compra de mais cinco veículos.

O reforço do serviço, caso seja necessário, deverá acontecer "especialmente ao fim de semana", já que durante a semana não tem havido "dificuldade de maior" em dar resposta à procura.

Questionada sobre a possibilidade de ligações diretas de Miranda do Corvo e da Lousã a Coimbra, a mesma fonte explicou que "levanta muitas dificuldades" por haver uma frequência elevada de autocarros numa via única.

De momento, o SMM está a funcionar até à Portagem, em Coimbra, esperando-se que no final de 2026 a operação esteja completa, servindo a estação ferroviária de Coimbra-B e a linha do hospital.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8