Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Miguel Guimarães recandidata-se a bastonário da Ordem dos Médicos sem concorrentes

Atual bastonário vai defender a "relação médico-doente" como candidata a património cultural imaterial da Humanidade.
Lusa 6 de Janeiro de 2020 às 11:38
Miguel Guimarães
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Miguel Guimarães
Miguel Guimarães
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Miguel Guimarães
Miguel Guimarães
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Miguel Guimarães
O bastonário dos Médicos vai recandidatar-se ao cargo nas eleições para a Ordem que decorrem em 16 de janeiro, com Miguel Guimarães a ser o único candidato a liderar a instituição no triénio 2020/2022.

Segundo informação que consta do 'site' da Ordem, Miguel Guimarães é o único candidato a bastonário, propondo-se assim a um segundo mandato nas próximas eleições.

Na sua proposta de candidatura, Miguel Guimarães assume que defenderá a "relação médico-doente" como candidata a património cultural imaterial da Humanidade e compromete-se a que seja aplicado o regulamento que define os tempos padrão das várias consultas médias (intervalos de tempo entre marcação de consultas, quer no público quer no privado).

O bastonário propõe também defender a redução faseada das listas de utentes por médico de família e diminuir a "excessiva carga burocrática e as tarefas administrativas atribuídas aos médicos".

Outra das propostas passa por exigir ao Ministério da Saúde a integração das várias aplicações informáticas, simplificando processos, e o investimento em equipamentos.

As eleições para a Ordem dos Médicos decorrem no dia 16 de janeiro, sendo escolhidos, além do bastonário, os órgãos regionais do Norte, Centro e Sul.

Para os órgãos das regiões do Centro e do Sul são apresentadas apenas uma lista em cada um dos casos. Para presidente do Conselho Regional do Centro, Carlos Cortes assume a recandidatura, o mesmo se passando com o Conselho Regional do Norte, com a recandidatura de António Araújo.

No Conselho Regional do Sul surgem duas listas candidatas: a lista A, encabeçada por Paulo Valejo Coelho, e a lista M, do atual presidente Alexandre Valentim Lourenço, que se recandidata.

Miguel Guimarães Ordem dos Médicos Centro e do Sul política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)