Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Milhões para encher praias com areia

Mais de cinco milhões de euros vão ser investidos pelo Governo em sete praias algarvias, ao longo dos próximos dois anos. As intervenções visam a alimentação artificial dos areais.
1 de Abril de 2013 às 01:00

Quatro das praias localizam--se no concelho de Lagoa: Carvoeiro, Benagil, Nova e Cova Redonda. "São praias que perdem muita areia e que têm, de tempos a tempos, de ser recarregadas", explica Rui Correia, vice-presidente da autarquia de Lagoa. E acrescenta que o alargamento dos areais permitirá que os utentes estejam mais longe das arribas, o que é benéfico em termos de segurança.

Além do investimento do Governo, a autarquia também lançou um concurso público para a requalificação da praia de Benagil, incluindo a ampliação de rampas de alagem e instalação de guincho para apoio das atividades piscatória e marítimo-turística. O investimento atinge os 157 mil euros.

Em Albufeira, duas zonas balneares terão um reforço de areia: Castelo e Coelha (esta última praia é frequentada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que tem uma casa na zona, durante o verão).

A restante praia que será alvo de alimentação artificial é a D. Ana, em Lagos. Trata-se de uma obra há muito reclamada pela autarquia local. Ainda recentemente, aquela praia sofreu uma grande perda de areal. 

praias algarve albufeira lagoa areia ambiente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)