Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Ministro da Saúde "inaugura" registo nacional de dados

A Plataforma de Dados de Saúde (PDS), que funcionará como registo nacional e permitirá aos profissionais de saúde o acesso à informação clínica relevante dos utentes em qualquer ponto do país, vai entrar em funcionamento a 6 de Julho.
28 de Junho de 2012 às 13:41
Ministro da Saúde, Paulo Macedo, "inaugura" registo nacional de dados no Porto
Ministro da Saúde, Paulo Macedo, 'inaugura' registo nacional de dados no Porto FOTO: d.r.

A "inauguração" da primeira fase do sistema, que está a ser desenvolvido pelo Ministério da Saúde com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), integra o programa de uma conferência internacional sobre arquitecturas de partilha de informação na área da saúde - eHISA - eHealth Information Sharing Architectures, disse hoje à Lusa a organização do encontro.

A iniciativa, que decorrerá na FEUP e contará com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, tem como objectivo reunir um conjunto internacional de investigadores e profissionais no campo da saúde e a partilha de conhecimento e experiências na implementação de plataformas nacionais electrónicas.

 No encontro, haverá uma apresentação pormenorizada do projecto português da Plataforma de Dados de Saúde (PDS) e de como este "contribuirá significativamente para a qualidade e celeridade da prestação de serviços de saúde ao utente", refere a organização, em comunicado.

 A conferência eHISA vai dedicar uma parte significativa do programa à apresentação e discussão de casos de sucesso no panorama da saúde europeia já com plataformas e sistemas muito semelhantes ao que está a ser criado em Portugal, bem como o caso de Singapura.

 A criação da Plataforma de Dados de Saúde enquadra-se na estratégia definida pelo Ministério em Dezembro de 2011, no alinhamento com as recomendações produzidas e em resposta à necessidade de fazer face às exigências do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo português e o Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia, nesta matéria.

 O protocolo de colaboração entre o Ministério da Saúde e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) remonta a Julho de 2010 e a colaboração foi mantida com o novo projecto.

 A FEUP está a colaborar no desenho desta plataforma enquanto serviço, analisando o impacto desta nos processos operacionais dos hospitais, clínicas e centros de saúde e apoiando a gestão da mudança e o desenho da arquitectura de Informação da PDS.

Saúde Paulo Macedo doentes registo
Ver comentários