Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Missão ExoMars ‘made in Portugal’

Três empresas nacionais forneceram tecnologia.
João Saramago 14 de Março de 2016 às 10:31
Missão ExoMars 2016 inclui tecnologia fabricada em Portugal
Missão ExoMars 2016 inclui tecnologia fabricada em Portugal FOTO: Reuters
É lançada às 9h31(hora portuguesa) desta segunda-feira a primeira de duas missões europeias a Marte, com o objetivo de procurar sinais de vida no planeta. A bordo da ExoMars 2016 segue tecnologia feita em Portugal.

Três empresas portuguesas participam no projeto. A Critical Software, com sede em Coimbra, tem por tarefa zelar pelo bom funcionamento do satélite. Por sua vez, a HPS Portugal, fixada no Porto, protege os instrumentos, do ponto de vista térmico. A terceira empresa nacional envolvida é a Active Spaces Technologies, também de Coimbra. A esta empresa coube participar nos estudos para comparação e escolha entre os locais possíveis para a aterragem. A sonda Trace Gas Orbiter e o módulo de aterragem ‘Schiaparelli’ serão lançados da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão, dentro do foguetão russo Proton-M. Em Coimbra, na sede da empresa Critical Software, estarão 120 alunos de escolas secundárias para assistirem ao lançamento.

O plano de voo prevê que o satélite se separe do foguetão após dez horas e meia, e abra os painéis solares que lhe fornecem energia para seguir até Marte.

Missão ExoMars made in Portugal Marte empresas nacional lançamento tecnologia