Estudo revela que os turistas atraídos por semanas da moda e desfiles internacionais gastam, em média, 30% mais do que outros visitantes, superando os mil dólares por viagem.
Um estudo conduzido por uma investigadora do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, permitiu concluir que a moda, para além de atrair os turistas mais gastadores, funciona como um motor para as economias locais.
"O turismo de moda não deve ser visto apenas como um palco para tendências. É um catalisador de desenvolvimento urbano, cultural, social e económico, capaz de transformar destinos turísticos e dar-lhes uma nova relevância", destacou a investigadora que conduziu o estudo, Maria Nascimento Cunha.
Segundo uma nota de imprensa enviada à agência Lusa, os turistas atraídos por semanas da moda e desfiles internacionais gastam, em média, 30% mais do que outros visitantes, superando os mil dólares por viagem.
Este padrão de consumo já era conhecido, mas a investigação de Maria Nascimento Cunha mostra que "o turismo de moda é hoje uma estratégia de promoção sociocultural para dinamizar a economia das cidades, muito para além do nicho do luxo".
A docente portuguesa é coautora, com o investigador ucraniano Oleksandr P. Krupskyi, do capítulo "Impacto da Comunicação Visual do Turismo de Moda nos Consumidores de Destinos Icónicos", que integra o livro "Indústria da Moda e Estratégia Turística: Transformar Destinos e Moldar Experiências", coordenado por académicos de Itália e da Índia, e que reúne contributos de 34 autores de 16 países.
O estudo conduzido pelo Instituto Superior Miguel Torga, que inquiriu turistas em Portugal e Espanha, concluiu que conteúdos visuais de qualidade -- imagens e narrativas associadas à moda -- explicam 60% do nível de envolvimento dos viajantes com os destinos.
"Na prática, isso significa que campanhas visuais eficazes aumentam significativamente a probabilidade de visita. Além disso, grandes eventos de moda, como a Paris ou a Milan Fashion Week, geram um aumento de cerca de 15% nas receitas turísticas nos meses seguintes", referiu.
De acordo com Maria Nascimento Cunha, "uma comunicação visual sofisticada cria uma ligação emocional entre os turistas e as cidades".
"Quando essa ligação é criada, os visitantes não vêm apenas assistir a desfiles: prolongam a estadia, regressam mais tarde e aproveitam para conhecer o património, a cultura e a identidade local".
No que toca ao perfil destes viajantes, "dois terços são mulheres e a faixa etária dominante situa-se entre os 30 e os 39 anos", o grupo mais ativo em redes sociais e plataformas digitais.
"Os resultados mostram a importância de pensar o turismo de moda numa lógica digital e estratégica, porque este público é altamente recetivo a experiências imersivas e a campanhas visuais", indicou.
Para além do impacto económico imediato, o turismo de moda "pode ser usado como estratégia de revitalização em cidades emergentes ou menos conhecidas, ajudando a reduzir a sazonalidade turística e a projetar internacionalmente a identidade cultural local".
Alerta, no entanto, para os riscos de consumismo e para a pegada ambiental do setor, com o caminho a passar por "alinhar estes eventos com práticas responsáveis: slow fashion, economia circular, valorização do artesanato e investimento em tecnologias verdes".
"A moda pode ser tanto parte do problema como parte da solução. Cabe a cada comunidade urbana escolher o caminho que valoriza as tradições locais e cria oportunidades para além do consumo rápido", concluiu a investigadora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.