Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Moliceiros revoltados (COM VÍDEO)

Participantes na regata souberam pelo CM que não vai haver prova mas querem ir para a ria
7 de Julho de 2012 às 01:00
Moliceiros que íam para a regata estavam a ser reparados
Moliceiros que íam para a regata estavam a ser reparados FOTO: Manuel Araújo

Os moliceiros de Torreira e Murtosa estão revoltados com o cancelamento da regata na ria de Aveiro, por falta de verbas. Os participantes souberam pelo CM que não vai haver a 27ª edição da prova - que seria incluída nas Festas da Ria -, numa altura em que os barcos já estavam a ser reparados. Agora prometem ir para a ria a 14 de Julho, dia em que se realizaria a regata, apesar de a autarquia já não a organizar.

"Na regata, sempre iam buscar alguns subsídios que lhes permitia sobreviver. No total, a câmara gastava 8 mil euros, que não representa o total do investimento", disse António Cravo, estudioso da ria de Aveiro e uma das principais caras da revolta com o fim da prova.

Este ano, iam participar nove moliceiros grandes e dois pequenos, que começaram a ser reparados há meses. "Já pintei seis barcos este ano", lembrou José Oliveira. "É o meu entretenimento. Os meus bisavós já andavam no rio", recorda o moliceiro José Rendeiro. "Somos cada vez menos moliceiros", acrescentou José Rito, construtor naval.

A autarquia realça que não vai organizar a prova por falta de verbas, apesar de o Turismo do Centro já ter angariado três mil euros para promover a regata.

moliceiros revolta ria regata aveiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)