Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Moncorvo com falta de médicos no Centro de Saúde

O quadro de pessoal médico comporta cinco profissionais, só estando a exercer três.
17 de Novembro de 2015 às 15:11
Concelho com cerca de 9.000 habitantes tem apenas três médicos
Concelho com cerca de 9.000 habitantes tem apenas três médicos FOTO: iStockphoto

O presidente da câmara de Moncorvo declarou-se hoje preocupado com a falta de dois médicos no centro de saúde, situação que a Unidade Local de Saúde (ULS) quer resolver "em breve", numa primeira fase recorrendo a clínicos de Mirandela.

Em declarações à agência Lusa o autarca Nuno Gonçalves disse que a situação é "má" no Centro de saúde de Torre de Moncorvo (CSTM) devido à falta de dois médicos. Especificou que o quadro de pessoal médico comporta cinco profissionais, só estando a exercer três.

A situação poderá piorar a partir de dezembro, altura em que o CSTM vai funcionar só com dois clínicos, devido ao período de férias de um. "Será incomportável e impossível o funcionamento a partir de dezembro do CSTM só com dois clínicos, já que um vai gozar um período de férias. Espera-se uma solução imediata por parte da Unidade Local de Saúde do Nordeste, visto que houve uma reunião entre o Executivo municipal e Conselho de Administração da ULS" indicou o autarca.

Segundo Nuno Gonçalves, a população do concelho de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, "está bastante envelhecida" e com a entrada do inverno "as situações de saúde complicam-se", num concelho com cerca de 9.000 habitantes.

"Pensamos que a partir do mês de fevereiro, a situação ficará resolvida", crê, contudo, o autarca. Em resposta enviada por escrito à Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste também apontou para a resolução do problema, esclarecendo que está a desenvolver "todos os esforços" nesse sentido.

Moncorvo Unidade Local de Saúde ULS Nuno Gonçalves Torre de Moncorvo saúde médicos falta de médicos utentes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)