Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Montalegre: Câmara paga prémios de mérito aos melhores alunos

A Câmara Municipal de Montalegre anunciou esta segunda-feira que decidiu assumir o pagamento dos prémios de mérito escolar aos melhores alunos da escola profissional e do secundário do agrupamento de escolas de Montalegre, como forma de corrigir o "erro" do Governo.
17 de Outubro de 2011 às 13:24
O ministro da Educação, Nuno Crato, suspendeu a entrega de 500 euros aos melhores alunos do ensino profissional e do secundário
O ministro da Educação, Nuno Crato, suspendeu a entrega de 500 euros aos melhores alunos do ensino profissional e do secundário FOTO: Lusa

O presidente da autarquia, Fernando Rodrigues, afirmou que o município vai substituir o Governo pelo "erro" que cometeu ao cancelar a atribuição do prémio de mérito, no valor pecuniário de 500 euros, aos melhores alunos do ensino secundário.

A decisão do Ministério da Educação e Ciência foi, para o autarca, uma "precipitação", porque foram criadas expectativas em cada aluno que, no arranque do presente ano lectivo, acabaram "defraudadas".

Por isso, acrescentou, a autarquia tem possibilidade de atribuir esses prémios, pelo que vai fazê-lo para cumprir a "obrigação" do Ministério da Educação e Ciência.

Fernando Rodrigues salientou que "o Governo tem de se habituar a cumprir os compromissos assumidos para dar o exemplo aos mais jovens".

A decisão de entregar os prémios de mérito assenta, segundo o edil, no propósito de "continuar a incentivar o trabalho e desempenho escolares reconhecidos a título individual, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens".

As novas regras de atribuição do prémio de mérito são, segundo o Governo, uma forma de promover uma nova prática vocacionada para o desenvolvimento dos valores de partilha e solidariedade.

Os três jovens premiados, dois alunos do secundário do agrupamento de escolas de Montalegre e um da escola profissional de Minas da Borralha irão receber, durante o primeiro período, um cheque no valor de 500 euros atribuído pela autarquia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)