page view

Moradores assustados com vespas-asiáticas

Ninho está numa árvore a 15 metros de altura, num terreno que pertence à autarquia.

18 de novembro de 2016 às 08:30

Revoltados e assustados. Assim estão os moradores da rua António Ferreira Fiandor, em Mafamude, Vila Nova de Gaia, com um ninho de vespas-asiáticas que está há quase duas semanas numa árvore, a cerca de 15 metros de altura - num terreno que pertence à câmara municipal.

"Esta é uma zona onde passam crianças todos os dias para irem para a escola primária e bem perto de prédios habitacionais. É um perigo para todos", disse ao CM Manuel Morgado, um dos moradores, que garante que os Sapadores de Gaia já foram contactados para irem destruir o ninho. "Já ligámos aos bombeiros e à PSP há uma semana. Nada foi feito. O ninho já está do tamanho de um balão de São João. Tem milhares de vespas. Estamos revoltados", frisou.

De acordo com os moradores, aquele será um terreno da alçada da autarquia e que não é alvo de manutenção há vários anos. "Há ali cobras e outro tipo de animais em virtude dos terrenos não serem limpos. O Estado obriga a que os terrenos privados sejam limpos e este não é porquê?", questionou Manuel Morgado, exigindo que seja feita a manutenção. "Já falámos com a junta de freguesia, que nos diz não ter maquinaria para limpar. Há um projeto para o metro passar aqui no futuro. Mas o terreno vai estar sujo até quando?", inquiriu.

O CM contactou a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que garante que o caso está em fase de avaliação. "O que podemos dizer é que os Sapadores têm recebido muitos pedidos todas as semanas e que são priorizados os casos de ninhos de vespa-velutina que se encontrem junto a escolas, por exemplo", referiu a autarquia.n

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8