Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Morreu Encarnação Sousa, a mulher mais velha de Portugal

Idosa, de 113 anos, sobreviveu a pandemias e passou por duas guerras mundiais.
Tiago Virgílio Pereira 22 de Julho de 2022 às 08:57
A carregar o vídeo ...
Morreu Encarnação Sousa, a mulher mais velha de Portugal
Nasceu em Tourais, uma pequena aldeia do concelho de Seia, a 20 de março de 1909, quando a monarquia era o regime político em Portugal. Encarnação Sousa morreu na madrugada de quinta-feira aos 113 anos. Era a mulher mais velha do País e uma das mais idosas da Europa.

“Estava sempre bem-disposta, gostava de conversar e todos os dias, à refeição, bebia um copo de vinho da adega de Vila Nova de Tazem”, confidenciou Maria Helena Batista, funcionária do Centro Social Paroquial Nossa Senhora Assunção. Encarnação Sousa teve nove filhos, 14 netos, 23 bisnetos e três trinetos. “Foi um exemplo para todos os filhos e uma guerreira que sempre nos encheu de orgulho com a sua coragem”, resumiu na quinta-feira ao CM a filha Manuela Sousa Santos, de 76 anos.

Encarnação casou por procuração e mudou-se com o marido para África. Regressou a Portugal em 1969. Era doméstica e trabalhou na agricultura. Passou por duas guerras mundiais e sofreu com os filhos na Guerra Colonial. Nos últimos dias teve perda de apetite e na quarta-feira foi transportada para o Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, onde morreu.

PORMENORES
Estava no lar há 13 anos
Era utente do lar de Vila Nova de Tazem, Gouveia, há 13 anos. Antes, recebeu apoio domiciliário pela mesma instituição.

Funeral é sábado
O corpo de Encarnação Sousa vai a sepultar sábado. Pelas 19h00 está previsto decorrer uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Vila Nova de Tazem. São esperadas várias centenas de pessoas para este último adeus.

Teve Covid em abril mas superou sem dificuldade
Encarnação Sousa esteve infetada com Covid-19 em abril, mas sem mazelas conseguiu superar a pandemia, a segunda, depois da gripe espanhola, em 1918. Foi a primeira a receber a vacina no Lar de Vila Nova de Tazem.
Tourais País Portugal Seia Europa
Ver comentários