Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Mortalidade por Covid-19 e incidência de novos casos em maiores de 65 anos disparam em Portugal

Relatório das 'linhas vermelhas' da pandemia sublinha que "pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são elevados".
Pedro Zagacho Gonçalves(pedrogoncalves@cmjornal.pt) 21 de Janeiro de 2022 às 23:04
A carregar o vídeo ...
"Estudos iniciais sugerem que as vacinas atuais podem ser menos eficazes contra a infeção Ómicron", diz o ECDC.
A mortalidade por Covid-19 disparou na última semana para 37,6 mortes a 14 dias por cada 100 infetados, segundo o mais recente relatório da DGS/INSA, emitido esta sexta-feira.

Ainda, de acordo com o documento que analisa as 'linhas vermelhas' da pandemia, subiu também a incidência de novos casos de Covid-19 em maiores de 65 anos, considerados casos graves da doença. Na última semana contam-se 1764 casos por cada 100 mil habitantes, a 14 dias.

A variante Ómicron, de linhagem BA.1, atingiu valor máximo de proporção de novos casos entre 7 e 9 de janeiro, estando agora a decrescer, afirma a DGS, explicando que o facto estará "possivelmente relacionado com a entrada em circulação" da nova linhagem da mesma variante, designada BA.2.

"A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade muito elevada, com tendência crescente a nível nacional.  A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são elevados. Dado o rápido aumento de casos, mesmo tendo em consideração a provável menor gravidade da doença provocada pela variante Omicron (BA.1), é expectável impacto na sociedade em termos de absentismo escolar e laboral, um aumento de pressão sobre o todo o sistema de saúde e na mortalidade, recomendando-se a manutenção das medidas de proteção individual e a intensificação da vacinação de reforço", conclui o documento da DGS/INSA.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Portugal Omicron SARS-CoV-2 saúde medicina preventiva linhas vermelhas DGS INSA
Ver comentários