Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Mortes aumentam com frio

Morreram mais pessoas na última semana em Portugal do que em igual período de 2011. O frio é uma das causas para o aumento das mortes, mas a gripe também é responsável pelos óbitos, segundo o último relatório da vigilância da gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
17 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Portugal tem sofrido temperaturas muito baixas neste Inverno
Portugal tem sofrido temperaturas muito baixas neste Inverno FOTO: João Cortesão

De acordo com os dados do INSA, morreram na última semana cerca de 2800 pessoas. Na mesma semana de 2011, os óbitos registados foram cerca de 2600.

Mário Jorge Rêgo, presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, afirma ao CM que "o frio é responsável por muitas mortes" em idosos e doentes crónicos e, por isso, aumentam os enfartes de coração, os acidentes vasculares cerebrais e agravam-se as doenças do fígado e do rim. As baixas temperaturas são ainda responsáveis por mortes por intoxicação de monóxido de carbono, devido a lareiras, e aos acidentes de viação, devido ao gelo que se forma na estrada. Quando regressar a chuva, é previsível que ocorram pneumonias e aumentem as mortes devido à infecção pelo vírus da gripe.

Frio INSA Mortes Frio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)