Sub-categorias

Notícia

Municípios afetados em Pedrógão Grande podem tornar-se inviáveis

Especialistas alertam para despovoamento da localidade.
Por Lusa|13.06.18
  • partilhe
  • 1
  • +
A região afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande é um dos exemplos do despovoamento do Interior e, se nada for feito ao nível da administração local, os municípios mais afetados tornar-se-ão inviáveis a breve prazo, alertam especialistas.

Os grandes incêndios de 2017, que provocaram pelo menos 115 mortos, deram um novo fôlego ao debate sobre os territórios de baixa densidade. Na região afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande, os concelhos mais afetados (Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos) lideram no despovoamento, envelhecimento e baixo poder de compra do distrito de Leiria, e os orçamentos municipais estão presos à despesa corrente e há pouca iniciativa privada.

Especialistas em ordenamento e políticas locais contactados pela agência Lusa consideram que é necessário introduzir medidas a nível da administração local, seja através da reestruturação das autarquias e sua possível fusão, uma intermunicipalização de proximidade, um aumento das dotações para estes municípios ou libertá-los de algumas competências que lhes estão atribuídas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!