Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Museu do Relógio comemora 20 anos com nova "máquina do tempo"

Fundado por António Tavares d'Almeida, o museu tem sede em Serpa e, em 2011, abriu um polo em Évora.
3 de Abril de 2015 às 11:23
Museu do Relógio em Serpa
Museu do Relógio em Serpa FOTO: Nuno Veiga/Lusa

O lançamento do relógio de bolso "XX Anos" é um dos destaques das comemorações do 20.º aniversário do Museu do Relógio, com sede em Serpa, que tem um espólio de cerca de 2.400 exemplares mecânicos.

A apresentação desta nova "máquina do tempo" está integrada no evento "Edição Limitada", com que o museu privado vai assinalar os seus 20 anos de existência, nos dias 18 e 19 deste mês, em Serpa, no distrito de Beja.

O acervo da instituição integra relógios de bolso, pulso, parede ou mesa, a partir dos quais o visitante pode apreciar a evolução tecnológica e as modas, estilos e tendências, ao longo dos tempos. "Passaram-se 20 anos desde que o fundador do museu abriu a sua coleção ao público, para dar a Serpa e ao Alentejo mais um polo de atração turística cultural, e achámos que devíamos fazer um evento ímpar", explicou à agência Lusa o diretor do Museu do Relógio, Eugénio Tavares d'Almeida.

Fundado por António Tavares d'Almeida (falecido em 2012), o museu tem sede em Serpa e, em 2011, abriu um polo em Évora. Para assinalar o 20.º aniversário, o museu vai lançar o relógio de bolso "XX Anos", numa edição limitada e numerada de 20 exemplares, sobre o qual Eugénio Tavares d'Almeida não quis ainda revelar muitos pormenores.

"O relógio só vai ser conhecido no jantar de dia 18. Mas é de bolso porque a coleção do museu começou por relógios de bolso", justificou. Trata-se "uma peça romântica" e cuja caixa "é toda em madeira, feita por um artesão do Alentejo", acrescentou, considerando ser "uma peça digna para um colecionador" e para assinalar os 20 anos da instituição.

Duas tertúlias, uma sobre colecionismo de relógios e a outra sobre o tempo, degustação de produtos regionais, convívio e um jantar de gala, que inclui um leilão de solidariedade, são outros dos pontos altos da iniciativa.

No jantar de gala, em que vai também ser exibido um filme sobre a evolução do museu e apresentado um livro sobre estes 20 anos, o primeiro dos 20 exemplares do novo relógio de bolso vai ser leiloado para fins solidários.

Museu do Relógio Serpa Edição Limitada
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)