Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Música afeta condução dos jovens

Jovens que ouvem Rock e Rap têm tendência para ter mais acidentes.
26 de Agosto de 2013 às 20:15
acidentes, joves, condução, Israel, estudo, musica
acidentes, joves, condução, Israel, estudo, musica FOTO: Correio da Manhã

Jovens que conduzem a ouvir música Rap ou Rock têm mais tendência para ter uma condução mais agressiva e para se envolverem em acidentes.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Negev, em Israel, os jovens cometem mais erros dependendo do estilo de música que ouvem.

O estudo envolveu 85 jovens condutores acompanhados por um instrutor de condução.

Cada condutor teve que fazer um percurso de 40 minutos, seis vezes, com diferentes estilos de música durante cada volta. Nas duas primeiras, o condutor pôde ouvir as suas músicas preferidas, nas duas seguintes foi regido por sons de música alternativa escolhidas pelo instrutor, e as restantes voltas foram realizadas sem qualquer música.

Em avaliação durante os percursos estiveram os erros de cálculo, imprecisão, agressividade e infrações.

Quando os adolescentes ouviam a sua música preferida, 98 por cento apresentou em média três comportamentos de condução deficiente, em pelo menos uma das voltas.

Sem ouvir qualquer música, 92 por cento cometeu erros. No entanto, durante a condução com uma música de fundo alternativa os comportamentos de condução deficiente diminuíram em 20 por cento.

Quase um terço das pessoas necessitou de uma advertência verbal e 20 por cento teve de ter ajuda do instrutor para parar a viatura de forma a evitar um acidente.

A estes erros juntam-se também o excesso de velocidade, saídas de estrada, e conduzir apenas com uma mão.

"A maioria dos condutores em todo o mundo preferem ouvir a sua música no carro, e aqueles com idades entre os 16 a 30 têm tendência para ouvir pop, rock, dance, hip-hop e rap", explica Brodsky, um dos instrutores envolvidos no estudo que afirma também que no geral “os jovens não estão cientes de como ficam afetados pela música”.

acidentes joves condução Israel estudo musica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)