Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Nasceu a 20 km da maternidade

Um bebé nasceu ontem de manhã numa ambulância dos bombeiros de Vila Meã, na EN15, na zona do Alto da Lixa, em Felgueiras, a caminho da Maternidade na Unidade de Penafiel do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
2 de Maio de 2009 às 00:30
Luís Melo é um dos bombeiros que realizaram o parto
Luís Melo é um dos bombeiros que realizaram o parto FOTO: Alexandre Panda

Os bombeiros receberam o alerta para um parto iminente na localidade de Porta, no concelho de Amarante, às 07h45. Quando a ambulância – com os bombeiros Luís Melo, de 29 anos, e Filipe Bessa, de 34 – chegou, já o intervalo das contracções anunciava o nascimento. Os bombeiros seguiram o protocolo e contactaram o 112 para pedir apoio médico, referindo que o parto poderia acontecer pelo caminho.

"Arrancámos para o Hospital de Penafiel, mas ao passar pela Lixa verificámos que já não iríamos a tempo. Às 08h45 parámos para realizar o parto, num local onde já se encontravam os colegas da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Amarante", explicou ao CM Luís Melo, bombeiro há dez anos, em Vila Meã.

Quinze minutos depois, Isabel Cardoso, de 36 anos, dava à luz, assistida pelos dois bombeiros de Vila Meã e pelos elementos da SIV de Amarante. Uma viatura do INEM estacionada no Hospital de Penafiel ainda chegou ao local, com médicos, mas o parto já se tinha realizado.

O terceiro filho da parturiente acabou por nascer a cinco quilómetros de casa e a cerca de 20 quilómetros da Maternidade de Penafiel, com os pais sem saberem ainda que nome vão dar ao recém-nascido, uma vez que o parto não estava previsto para agora.

"Foi um bom trabalho de equipa. O menino ficou sempre de olhos abertos e sorridente até chegar à maternidade. Foi uma experiência fantástica que nunca mais vou esquecer", disse ao CM o bombeiro Luís Melo que já tinha experiência de parto fora de uma unidade hospitalar. "Há cerca de meio ano, tivemos de auxiliar uma grávida em casa, em Travanca, onde ela acabou por ter o bebé", explicou.

APONTAMENTOS

PERTO DE CASA

O parto ocorreu a cinco quilómetros de casa e a 20 da Maternidade de Penafiel.

AMARANTE FECHOU

As grávidas de Felgueiras e Amarante seguem para Penafiel. A Maternidade fechou em 2006.

TERCEIRO BEBÉ

Desde 2006, já nasceram três bebés de Felgueiras numa ambulância.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)