Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Navegue online no Atlas global das emissões poluentes

Qualquer pessoa vai poder acompanhar as evolução das emissões de dióxido de carbono no mundo, em tempo real.
20 de Novembro de 2013 às 18:08
atlas, carbono, ambiente, emissões, Philippe Ciais
atlas, carbono, ambiente, emissões, Philippe Ciais FOTO: Getty Images

Foi apresentado hoje, em Paris, a criação de um 'site' para monitorizar as emissões de CO2 à escala global. O projeto, financiado pela fundação BNP Paribas, vai contar com a informação disponibilizado por cerca de 30 laboratórios científicos (europeus, americanos, chineses, japoneses e australianos).

O coordenador do projeto, Philippe Ciais, explicou que "este atlas propõe, ao grande público, infografias e dados sobre as emissões de carbono, e aos investigadores a visualização dos diferentes modelos existentes sobre o ciclo natural do carbono, com todos os dados referenciados e sob um formato unificado, para que possam ser reutilizados"

O mentor do projeto, que é investigador no Laboratório das Ciências do Clima e do Ambiente (LSCE, do Instituto Pierre Simon Laplace), recordou que o "CO2 é a primeira causa da desregulação climática", pelo que o site será importante não só para os investigadores, como também para o público em geral. Neste sentido, o "Atlas Global do Carbono" examina de forma simples as emissões de carbono ao longo do tempo, para além dos dados sobre as emissões actuais (por país ou por habitante).

atlas carbono ambiente emissões Philippe Ciais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)