Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Nevanac ainda sem efeitos

Maria das Dores Rodrigues, 53 anos, iniciou ontem um novo tratamento com o anti-inflamatório Nevanac, com o objectivo de recuperar a visão. Contudo, "no primeiro dia em que colocou as gotas não registou qualquer melhoria", disse a filha, Albertina Rodrigues.

16 de Agosto de 2009 às 00:30
Walter Lago Bom inicia para a semana o tratamento com Nevanac. O doente de 47 anos continua internado.
Walter Lago Bom inicia para a semana o tratamento com Nevanac. O doente de 47 anos continua internado. FOTO: Vítor Mota

Walter Lago Bom, 47 anos, que também ficou cego após a intervenção oftalmológica, a 17 de Julho no Hospital de Santa Maria e que cegou seis pessoas, será submetido ao mesmo tratamento "a partir da próxima semana", disse ao CM.

"Não consigo distinguir a noite do dia", referiu. Numa situação idêntica estão os outros cinco doentes que no mesmo dia receberam injecções, alegadamente de Avastin. "Pior não posso ficar, por isso vou aceitar o novo tratamento, porque o actual não resulta", disse Walter Bom. Por sua vez, Maria Antónia Martins, 66 anos, que perdeu a visão no olho direito, está mais reticente ao novo tratamento, acrescentando que até agora não lhe foi pedido para assinar a autorização. Os três doentes reconhecem que desde 17 de Julho perderam as dores e que após observação do médico foram informados que têm a vista mais limpa. "O médico disse--me que já não tenho tanto sangue acumulado, em especial na córnea" disse Maria Antónia Martins. "Pode ser um indicador de que iremos melhorar", acrescentou. 

APONTAMENTOS

ALTA MÉDICA ADIADA

Maria Antónia Martins ainda não teve alta porque, perante as altas temperaturas, os médicos entendem que é um risco regressar a Vendas Novas.

OBSERVAÇÃO DIÁRIA

Maria das Dores Rodrigues é observada diariamente. Nos dias úteis desloca-se ao Hospital de Santa Maria; ao fim-de-semana uma enfermeira vai a sua casa.

PENSO NA VISTA DIREITA

Walter Bom voltou ontem a ter um penso na vista direita e o tratamento obriga à toma de quatro comprimidos às refeições.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)