Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Ninguém duvida da posição de Portugal face à Rússia, diz António Costa na NATO

Primeiro-ministro disse estar seguro de que tal não sucederá.
Lusa 14 de Junho de 2021 às 12:22
A carregar o vídeo ...
Ninguém duvida da posição de Portugal face à Rússia, diz António Costa na NATO
O primeiro-ministro, António Costa, disse esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, que não espera que ninguém o questione sobre a partilha de dados pessoais com Moscovo, pois "ninguém tem dúvidas" sobre o papel de Portugal relativamente à Rússia.

À chegada ao quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas, o chefe de Governo, questionado sobre se estava preparado para dar explicações aos seus Aliados sobre a transmissão de informações sensíveis a Moscovo por parte da Câmara Municipal de Lisboa, disse estar seguro de que tal não sucederá, e invocou mesmo os tempos conturbados do PREC (Processo Revolucionário em Curso), após o 25 de abril de 1974, como argumento.

"Bom, ninguém me vai pedir seguramente explicações sobre processos administrativos, porque ninguém tem dúvidas sobre qual é o papel de Portugal relativamente à Rússia. Já ninguém teve dúvidas quando, durante o PREC, qual foi a posição que Portugal e a maioria dos portugueses tomaram, quando em plena 'guerra fria' estava em causa saber de que lado nos colocávamos. Essa é uma dúvida que felizmente não existe", respondeu António Costa.

Portugal Rússia António Costa Moscovo NATO PREC política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários