Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Norte abre 15 229 vagas no Superior

Foram abertas este ano 15 229 vagas para o ensino superior público no Norte de Portugal, número que representa 28,2 por cento do total de lugares disponibilizados a nível nacional. Os números reflectem uma estabilização face ao ano passado. A Universidade do Porto continua a ser a mais representativa da região e também a maior do País, tendo este ano aberto 4155 vagas, um ligeiro crescimento face às 4050 registadas em 2009.
12 de Julho de 2010 às 00:30
Universidade do Minho, com 2792 lugares, é a terceira maior do Norte
Universidade do Minho, com 2792 lugares, é a terceira maior do Norte FOTO: direitos reservados

No que concerne ao número de lugares abertos para o próximo ano lectivo, a segunda maior instituição de ensino superior da região norte é o Instituto Politécnico do Porto, com 3046 lugares ao dispor dos estudantes. Só depois do Politécnico do Porto surge a Universidade do Minho, com Braga a cotar--se assim como a segunda cidade universitária da região norte. Este ano foram disponibilizados nesta instituição de ensino um total de 2792 lugares.

O Instituto Politécnico de Bragança, com 1863 vagas disponibilizadas, é a quarta maior da região.

Segue-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este ano com 1337 vagas.

Os institutos politécnicos de Viana do Castelo (991 vagas) e do Cávado e Ave (775) encerram a lista a norte do País.

ALGARVE COM 1797 LUGARES

O Algarve registou este ano lectivo um crescimento reduzido no número de vagas para o ensino superior público. A Universidade do Algarve abriu para o próximo ano lectivo um total de 1797 lugares,

enquanto o ano transacto tinha disponibilizado 1755 vagas.

A média mais alta é no curso de Ciências Farmacêuticas, em Faro, que exige a nota de 163.6 para entrar, tendo aberto apenas 35 vagas. Já Bioquímica, com média de 97, é o curso que pede nota mais baixa.

O curso da Universidade do Algarve que mais lugares disponibilizou foi Gestão de Empresas, na Faculdade de Economia, que abriu 85 vagas, ou seja, mais cinco do que no ano passado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)