Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Norte e Centro sob aviso amarelo

Chuva forte e trovoadas colocam Norte, Centro e arquipélagos da Madeira e dos Açores em alerta.
1 de Abril de 2013 às 22:36

Oito distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoadas, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria estão em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", tal como todas as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

De acordo com as informações disponíveis, a Proteção Civil colocou, até à meia-noite, os distritos de Coimbra e Santarém sob alerta amarelo e os distritos de Vila Real, Porto e Aveiro sob alerta azul.

O alerta amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, é acionado pela Proteção Civil sempre que se prevêm fenómenos que, "não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens", levando ao reforço das "atividades de monitorização e vigilância da situação", e à intensificação das "ações preparatórias para as tarefas de intervenção".

Sempre que é acionado o alerta amarelo a Proteção Civil recomenda que as populações se mantenham informadas e que adotem comportamentos e medidas de prevenção adequados para evitar "correr perigos desnecessários".

mau tempo aviso amarelo norte centro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)