Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Notas mais baixas nos exames do 9º ano

Metade dos alunos não conseguiu obter positiva a Matemática.
João Saramago 13 de Julho de 2016 às 08:23
Exames
Exames FOTO: Vítor Mota
Concluir com êxito os exames de Português e de Matemática do 9º ano é para um número crescente de alunos uma barreira difícil de concretizar. Segundo os resultados a nível nacional da 1ª fase das provas finais, verificaram-se piores resultados em ambas as disciplinas face a 2015.

A Português, a média alcançada pelos alunos foi de 57%, resultado que traduz uma descida de um ponto percentual perante os 58% no ano letivo concluído em 2015. Mais baixo foi também o total de alunos que realizaram o exame: menos cerca de 4 mil face ao ano anterior. Em 73% das provas, o resultado foi positivo, valor que traduz uma melhoria face a 71% alcançados em 2015. Contudo, apenas 26 alunos concluíram a avaliação com nota final de 100%.

A Matemática - e a exemplo dos anos anteriores - os resultados foram piores do que a Português. A média nacional das notas foi de 47%: em 2015, fixou-se nos 48%. O número de provas realizadas teve também uma quebra na ordem dos 4 mil.

Para 51% dos alunos, os conhecimentos demonstrados foram negativos. Recorde-se que em 2015 a percentagem de notas negativas fixou-se nos 49%. Concluir o exame com uma nota de 100% a Matemática foi uma tarefa só possível para 249 alunos.

O Ministério da Educação tem prevista para hoje a afixação das notas dos exames do 12º ano.
Matemática Ministério da Educação Português exames
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)