page view

Nova mesquita da comunidade islâmica do concelho de Sintra inaugurada hoje

Dezenas de crentes estiveram presentes em oração na cerimónia de abertura.

02 de novembro de 2024 às 19:36

A comunidade islâmica de Sintra inaugurou este sábado um novo espaço de culto para muçulmanos residentes no município, a nova mesquita do Cacém, que juntou em oração e festa dezenas de crentes.

A cerimónia, que contou com a presença dos representantes da comunidade islâmica de Lisboa, Tapada das Mercês, Odivelas e Damaia, começou com uma oração.

"A inauguração de hoje foi um ato simbólico para a comunidade e para todos os que contribuíram", disse à Lusa o vice-presidente da Associação Islâmica de Sintra, Sori Djalo, sublinhando a importância das presenças do vereador da Solidariedade e Inovação Social da Câmara de Sintra, Eduardo Quinta Nova, e dos presidentes das juntas de freguesia de Cacém e São Marcos, Agualva e Mira Sintra, Paulo Barroso Abrego e Carlos Casimiro, respetivamente.

Segundo o responsável da Associação Islâmica de Sintra, criada em 24 de novembro de 2006, a cerimónia foi uma forma de "homenagear, respeitar e mostrar àqueles que apoiaram" o projeto para onde foi o dinheiro doado.

"Começámos a angariar [dinheiro] desde o [primeiro] ano da pandemia. A renda aqui não é muito barata", reconheceu Sorri Djalo.

"O espaço era muito antigo, mas hoje está com outro aspeto e, graças a Ala, está com outra apresentação. Os fiéis podem vir conhecer o espaço e cumprir com a sua oração diária", disse Sori Djalo, considerando que o espaço, "onde se sente alguma paz quando se entra" ficou "fantástico para receber as pessoas".

Sori Djalo adiantou que no Cacém existem "mais de mil muçulmanos" e que no dia 01 de novembro, na terceira sexta-feira em que o espaço esteve aberto, estiveram na primeira oração entre 150 a 180 pessoas e na segunda, cerca de metade.

"Vamos ter mais adesão, esta foi só a terceira sexta-feira que esteve aberto o espaço novo", salientou, justificando com a localização, o facto de o espaço ser agora "mais funcional enquanto mesquita" e para o trabalho da Associação.

Quanto a um espaço novo, construído de raiz, Sori Djalo explicou que a câmara municipal está a ajudar a Associação Islâmica de Sintra a encontrar um terreno, mas lembrou que o mundo imobiliário está "um bocadinho complicado".

A inauguração do novo espaço de culto terminou com um almoço servido a todos os muçulmanos e convidados presentes, homens, mulheres e crianças.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8