Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Nova morte por Legionella

O Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) confirmou hoje a morte de um paciente infectado com a bactéria Legionella, um doente do sexo masculino de 86 anos, residente numa intuição da cidade de Bragança.
21 de Junho de 2011 às 13:53
Centro Hospital do Nordeste, Legionella, bactéria, segunda vítima mortal
Centro Hospital do Nordeste, Legionella, bactéria, segunda vítima mortal FOTO: d.r.

Esta é já a segunda vítima mortal no espaço de cerca de dois meses provocada  por um quadro pneumonia grave tendo por base uma infecção por Legionella. 

"O doente, imunodeprimido, entrou pela primeira vez na urgência do  CHNE no passado dia 20 de maio tendo recebido alta a 13 de Julho e regressou  ao hospital a 16 de junho, com um quadro de pneumonia por Legionella, tendo  sido internado na Unidade de Cuidados Intermédios, onde acabou por falecer",  avançou fonte do CHNE.  

Este é já a terceiro caso de infecção provocado pela bactéria Legionella  detetado na Unidade Hospitalar de Bragança, não estando descartada "a possibilidade  de o quarto piso do edifício, que acolhe a unidade hospitalar", vir "a ser  encerrado" por falta de condições.  

No comunicado pode ler-se ainda que desde o início de todo este processo  os Serviços Técnicos do CHNE, bem como a Direcção Clínica, têm vindo "a  redobrar a vigilância" não só aos doentes internados como também aos vindos  do exterior, já que nesta altura ainda não foi possível comprovar a origem,  interna ou externa, do último caso detetado.  

Por outro lado, fonte ligada ao CHNE fez saber que as últimas análises,  emitidas a 16 de junho e referentes à recolha de amostras efectuada a 30  de maio, não detectaram a presença de Legionella na canalização da Unidade  Hospitalar (UH) de Bragança.   

 

"A bactéria que tinha sido encontrada em alguns pontos de saída de  água do 4º piso está eliminada, comprovando a eficácia das várias medidas  de controlo e desinfeção que foram de imediato adoptadas, em consonância  com os serviços de saúde pública do Norte" concluiu o Conselho de Administração  do CHNE.  

 

 

 

Centro Hospital do Nordeste Legionella bactéria segunda vítima mortal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)