Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Novas farmácias em 2009

Quase meia centena de farmácias deverá entrar em funcionamento no próximo ano, tendo sido já publicada a lista dos candidatos admitidos e excluídos aos novos estabelecimentos.

9 de Dezembro de 2008 às 00:30
Mais farmácias no mercado
Mais farmácias no mercado FOTO: Natália Ferraz

Dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) revelam que são 49 as novas farmácias, cujos proprietários foram já admitidos. Os estabelecimentos ficarão situados em distritos de Norte a Sul do País, designadamente: Aveiro (três), Beja (dois), Braga (um), Bragança (dois), Castelo Branco (dois), Coimbra (um), Évora (três), Faro (três), Guarda (sete), Lisboa (três), Porto (dois), Santarém (três), Setúbal (três), Viana do Castelo (dois), Vila Real (três) e Viseu (dois).

Dentro de dias, a lista será publicada em Diário da República. A partir dessa data, os candidatos terão um ano para instalar a farmácia.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde admite que os 49 estabelecimentos entrem em funcionamento no próximo ano.

A abertura destas farmácias dá--se ainda ao abrigo da legislação que veio liberalizar a propriedade da farmácia, publicada em 2007.

Depois destes, os estabelecimentos que abrirem já poderão ter como proprietário não-farmacêuticos.

A liberalização da propriedade da farmácia permitiu que, actualmente, 56 estabelecimentos sejam propriedade de não-farmacêuticos.

Neste momento, recorde-se, existem em Portugal 2664 farmácias.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)