Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

"O Gustavo felizmente está bem"

O médico Manuel Abecasis afirmou esta quinta-feira que a recuperação de Gustavo, filho do futebolista Carlos Martins, do transplante de medula óssea realizado dia 24 de Maio está a correr bem. “O Gustavo felizmente está bem. Está tudo a correr como calculámos, muito bem, diria”, afirmou, em entrevista à RTP, o responsável do serviço de transplante de medula óssea do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
7 de Junho de 2012 às 22:29
Filho de Carlos Martins foi submetido ao transplante para tratar a aplasia medular
Filho de Carlos Martins foi submetido ao transplante para tratar a aplasia medular FOTO: Miguel Barreira / Record

O menino, de três anos, que foi submetido ao transplante para tratar a aplasia medular de que padecia, continua internado no IPO, devendo ter alta dentro de “duas semanas”.

“A taxa de sucesso é maior nas crianças, têm os órgãos menos gastos”, explicou o médico, sublinhando que ainda subsistem alguns riscos: “Há sempre riscos. Havia apreensão que no início houvesse rejeição da medula óssea, o que não aconteceu. Mas a rejeição é rara”. A complicação mais frequente, sublinhou, é “a doença do enxerto contra o hospedeiro, que é quando o enxerto rejeita o hospedeiro, obrigando a tratamento com medicação”.

Mas com Gustavo as coisas estão a correr pelo melhor. Após a alta, seguir-se-á um período longo de recuperação, com consultas e exames frequentes no IPO. O médico acredita que “daqui a um ou dois anos esteja tudo bem” e a criança possa ter uma vida normal “sem ter de tomar qualquer medicamento”, sendo suficiente uma consulta médica anual de vigilância.

gustavo transplante medula ipo carlos martins manuel abecasis aplasia medular
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)