page view

“Obrigado a todos”: Papa Francisco agradece a fiéis após internamento

Como previsto, o Papa regressou ontem a casa. Agradeceu a todos os fiéis, em especial a Carmela, a senhora das flores amarelas.

24 de março de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

“Obrigado a todos”: Papa Francisco agradece a fiéis após internamento

“Obrigado a todos.” Foram estas as primeiras palavras do Papa Francisco, acompanhadas por pequenos gestos de saudação, dirigidas aos cerca de três mil fiéis que se deslocaram ao Hospital Gemelli, em Roma, onde esteve internado durante 38 dias.

Após a breve aparição à janela daquela unidade de saúde, que pôde ser seguida na Praça de São Pedro através de um ecrã gigante, o Santo Padre, visivelmente bem-disposto, recebeu alta e regressou à sua casa no Vaticano.

Não sem antes agradecer à senhora Carmela, que todas as quartas-feiras participa da Audiência Geral para lhe entregar um maço de flores e que ontem de manhã fez questão de se deslocar ao hospital para saudar Francisco: “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, disse o Papa, a partir do 5.º andar, e não do 10.º, onde estava internado, para ficar mais próximo dos fiéis, como pediu o Pontífice.

No trajeto para a Casa de Santa Marta, onde vai continuar a sua recuperação, pelo menos durante mais dois meses, o líder da Igreja Católica parou na Basílica de Santa Maria Maior, onde entregou o ramo de flores amarelas oferecidas pela senhora Carmela ao cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor.

As flores foram depositadas diante do ícone mariano ‘Salus Populi Romani’, em sinal de agradecimento pela sua recuperação. Ao mesmo tempo, o Vaticano divulgava o texto preparado por Francisco para o Angelus, onde manifestou, uma vez mais, as suas preocupações com as guerras no Mundo. “Na Faixa de Gaza, a situação humanitária é novamente gravíssima e exige o compromisso urgente das partes beligerantes e da comunidade internacional. (...) Juntos imploramos pelo fim das guerras e pela paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano, em Mianmar, no Sudão e na República Democrática do Congo”, escreveu.

Recuperação várias recaídas

O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, a 14 de fevereiro com uma pneumonia. A recuperação foi lenta e marcada por várias recaídas, tendo corrido risco de vida por duas vezes. Na juventude, desenvolveu pleurisia, o que levou à retirada de parte de um dos pulmões. Tinha 21 anos.

Uma foto

Ao longo de várias semanas de internamento houve apenas uma aparição pública por via de uma fotografia, captada de lado e divulgada a 16 de março, em que se via Francisco numa cadeira de rodas na capela do hospital.

Satisfação

O Papa Francisco manifestou ontem a sua satisfação por “a Arménia e o Azerbaijão terem chegado a um acordo sobre o texto final do Acordo de Paz”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8