Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Oficinas criativas com adesão no Algarve

Prendas de baixo custo.
12 de Dezembro de 2015 às 10:19
No concelho de Loulé estão a ser promovidas várias oficinas integradas no programa 'Loulé Criativo'
No concelho de Loulé estão a ser promovidas várias oficinas integradas no programa 'Loulé Criativo' FOTO: Luís Forra/Lusa

A busca de prendas natalícias personalizadas e de baixo custo estão a motivar a realização de oficinas criativas em vários pontos do Algarve, em muitos casos com referências à cultura regional e que atraem portugueses e estrangeiros.


Inês Crisóstomo, uma das participantes num 'workshop' de construção de chaminés algarvias a partir de cartão reciclado que decorreu em Boliqueime, concelho de Loulé, explicou à Lusa que se trata de balancear o baixo custo com a personalização de prendas.


"Sobretudo, tem muita dedicação de tempo. À partida, será só para pessoas especiais. Não será uma prenda que se possa oferecer a toda a gente porque para fazer uma chaminé demoro três horas", comentou.


Louise Marie Le Brandt, natural da Bélgica, dedicou um fim de semana a aprender a fazer as chaminés e as molduras com a platibanda tradicional algarvia (desenhos típicos colocado no muro que emoldura a parte superior das casas típicas da região), que pretende oferecer aos amigos belgas.


"É importante oferecer uma prenda típica daqui", disse à agência Lusa, acrescentando que valoriza a oferta de prendas personalizadas, feitas pela própria, e que este 'workshop' permitiu dar um vislumbre da cultura da região que elegeu para viver permanentemente.


No concelho de Loulé estão a ser promovidas várias oficinas integradas no programa 'Loulé Criativo', que ensinam, por exemplo, a fazer trufas de frutos secos e citrinos, bolachas e nogados natalícios, pregadeiras em feltro, coroas de Natal com plantas silvestre, filhós e pastéis de batata-doce, compotas e postais de Natal pintados com tintas artesanais.

Algarve oficinas criativas Algarve
Ver comentários