Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Oito barragens com capacidade máxima

Metade das bacias hidrográficas superam os 90% de volume de água armazenada.
2 de Maio de 2014 às 16:04
Barragem do Alqueva está perto do limite
Barragem do Alqueva está perto do limite FOTO: António Dimas

Os períodos de chuva intensa que marcaram o passado mês de abril, e que deram mais significado ao ditado popular "em abril, águas mil", levaram ao aumento do volume de água armazenada nas barragens portuguesas.

Metade das doze bacias hidrográficas estão com mais de 90 por cento da sua capacidade máxima, superando as médias de armazenamento registados há vinte e quatro anos.

"Das 59 albufeiras monitorizadas, quarenta e quatro apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a quarenta por cento do valor total", revela o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Segundo os dados agora disponíveis, "no último dia do mês de abril de 2014, e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco": Cávado, Ave, Oeste, Douro e Guadiana. Ainda assim, as bacias hidrográficas do rio Guadiana e do Oeste estão muito próximas do limite, já que a quantidade de água armazenada atingiu no último mês 96,1 por cento e 96,6 por cento, respetivamente.

Pelas contas do SNIRH, as barragens de Abrilongo, Lucefecit e Vigia, no Guadiana, de Alijó, no Douro, de Monte Gato, no rio Sado, de Apartadura, Magos e Minutos, no rio Tejo, atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Já a barragem do Alqueva, destinada à irrigação, regista 96,3 por cento de volume armazenado. Situação diferente é observada na albufeira do Ave, com 65,9%. No rio Mondego, a barragem que abastece Coimbra apresenta um valor superior à média registada, de 94,7%.

oito barragens capacidade máxima
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)