Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Olimpíadas : “Não digam não à matemática”

Luís Duarte trouxe uma medalha de ouro para Portugal porque não vê a matemática como um bicho-de-sete-cabeças.
29 de Setembro de 2013 às 21:44
Luís Duarte, Miguel Santos, Miguel Moreira e Miguel Torres, portugueses que participaram nas Olimpíadas da Matemática, na chegada a Lisboa

Luís Duarte tem 18 anos e frequentou a escola secundária da Alcains. Acabou de ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas Ibero Americanas da Matemática. Conseguiu um total de 42 pontos na competição e diz: “não há segredo”. Para ganhar uma medalha, basta apenas ter “gosto e dedicação” pelo tema. “Não digam não à matemática” é o conselho do jovem para tos aqueles que vêem no tema um bicho-de-sete-cabeças.

A equipa portuguesa levou quatro participantes à prova e, no regresso, trouxe quatro medalhas. Luís Duarte trouxe o ouro, Miguel Santos e Miguel Moreira trouxeram as duas pratas e o colega Miguel Torres, arrecadou o bronze para Portugal. Na prova estiveram 78 participantes de cerca de 20 países.

Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática disse ao Correio da Manhã, que este resultado significa “mais uma excelente prestação” dos jovens portugueses nas competições internacionais. Um prémio para os jovens e “para todos aqueles que os preparam”, lembrando o projecto Delfos da Universidade de Coimbra, que prepara equipas portuguesas para estas competições.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)