Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

ONU alerta para atuação na luta contra mudança climática

Redução de emissões poluentes é um dos objetivos da ONU.
2 de Novembro de 2014 às 13:27
Relatório aponta a necessidade de ir além dos acordos alcançados em Paris
Relatório aponta a necessidade de ir além dos acordos alcançados em Paris FOTO: Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, alertou este domingo para se "atuar rápido e firme" na luta contra a mudança climática e defendeu a redução de emissões poluentes.

Na conferência de imprensa da apresentação do Quinto Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), após uma semana de negociações entre representantes dos governos para acordar um Sumário para Decisores Políticos, Ban Ki-Moon vincou a necessidade de uma atuação para evitar resultados "destrutivos".

"A ciência pronunciou-se. Não há ambiguidade, os líderes [políticos] devem atuar. O tempo está do nosso lado", disse o sul-coreano, defendendo que se devem limitar as emissões a um "nível razoável".

Ban Ki-Moon sublinhou que existem tecnologia e meios necessários e acentuou que a ação contra a mudança climática, por fenómenos naturais ou ação humana, e o crescimento económico podem reforçarem-se mutuamente, uma vez que são "duas caras da mesma moeda", até porque a inação resultará "mais cara".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)