Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Ordem dos Médicos recorre ao tribunal contra enfermeiros

Ministério da Saúde pondera decisão que pode avançar na saúde materna e obstétrica
31 de Março de 2014 às 09:29
Os médicos não querem que os enfermeiros possam vir a prescrever remédios e exames clínicos
Os médicos não querem que os enfermeiros possam vir a prescrever remédios e exames clínicos FOTO: Ricardo Almeida

A Ordem dos Médicos vai recorrer aos tribunais para impedir que os enfermeiros possam prescrever exames clínicos e medicamentos. Esta possibilidade está a ser estudada pelo Ministério da Saúde há algum tempo, mas agora o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Leal da Costa, admite essa possibilidade que pode avançar, numa primeira fase, na área da saúde materna e obstétrica.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, afirmou ao CM que a OM vai "recorrer para a justiça porque está em causa a saúde pública e a saúde de todos os portugueses".

"Os enfermeiros pretendem ser os administrativos da renovação da prescrição, serem fotocopiadores da renovação das receitas, mas isso não faz sentido nenhum porque a renovação da prescrição implica uma decisão clínica, uma avaliação contínua da prescrição, não é uma situação de mera fotocópia de receitas", sublinhou José Manuel Silva. O bastonário da Ordem dos Médicos considera que esta medida, a ser aprovada pelo ministério tutelado por Paulo Macedo, revela "preocupações meramente economicistas". "Ficava mais barato, mas não é essa a noção que temos do Serviço Nacional de Saúde. Não é por substituir uns profissionais por outros com menos competência que se vai melhorar a qualidade da assistência aos doentes. Pelo contrário, vai diminuir essa qualidade", sublinhou José Manuel Silva.

O bastonário da Ordem dos Médicos referiu ainda que a prescrição de medicamentos e meios de diagnósticos pelos enfermeiros levanta outra questão: "Se um doente vem a ter, no futuro, um problema, quem assume a responsabilidade? Essa decisão desresponsabiliza os profissionais", concluiu José Manuel Silva.

Ordem dos Médicos tribunal enfermeiros prescrição Ministério da Saúde remédios exames
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)