Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Ordem vai juntar 10 mil psicólogos

Termina dia 15 a inscrição dos cerca de dez mil psicólogos na Ordem, que "deverá começar a funcionar em pleno em Abril, após a eleição dos seus órgãos", avançou o presidente da comissão instaladora, Telmo Baptista.
7 de Fevereiro de 2010 às 00:30
Prazo de inscrição na Ordem dos Psicólogos termina no dia 15
Prazo de inscrição na Ordem dos Psicólogos termina no dia 15 FOTO: João Miguel Rodrigues

"A Ordem vem regular aspectos éticos e deontológicos e práticas da profissão", sublinhou o psicólogo, acrescentando que o objectivo da Ordem "é defender a profissão mas também os pacientes que recorrem aos serviços dos psicólogos", pois verifica-se por vezes "práticas menos apropriadas".

A inscrição obrigatória na Ordem dos Psicólogos não agrada a todos, e foi criada uma petição, que já conta com 800 assinaturas, alertando para a despromoção de alguns profissionais perante o registo. "Um psicólogo que tenha uma licenciatura antiga de cinco anos, que tenha feito estágio curricular, que tenha diploma e carteira profissional, mas que apenas dê umas consultas por mês, se não conseguir ter 18 meses de trabalho perde o título e tem de voltar atrás e fazer estágio para voltar a tê-lo", disse José Oliveira, que faz parte do movimento ‘Continuo Psicólogo’. Telmo Baptista desvaloriza a questão, referindo que, segundo o regulamento de estágios, que aguarda aprovação pelo Ministério da Saúde, quem não conseguir provar os 18 meses de estágio pode provar exercício da profissão com início de actividade nas Finanças.

Ver comentários