Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Ouro ao pescoço vale 14 milhões

Há agentes da PSP à paisana para prevenir eventuais tentativas de roubo de ouro na festa.
16 de Agosto de 2013 às 01:00
As mulheres levam vários quilos de ouro ao pescoço durante o percurso na cidade minhota
As mulheres levam vários quilos de ouro ao pescoço durante o percurso na cidade minhota FOTO: José Coelho/Lusa

São muitas as festas em Portugal que têm cortejo da mordomia, o desfile em que as mordomas cumprimentam as autoridades civis e religiosas, mas o das Festas de Nossa Senhora da Agonia é o mais valioso do País.

Ao pescoço, as mulheres, trajadas à minhota, levam cerca de 14 milhões de euros em ouro, o que obriga a especiais medidas de segurança.

Sendo certo que não há em Viana do Castelo registo de qualquer furto de ouro às mordomas, a Comissão de Festas prefere prevenir e solicitou à polícia atenções redobradas no desfile.

Ao que o CM apurou, além dos agentes que patrulham as ruas, há alguns, à paisana, que têm por missão prevenir eventuais tentativas de furto no desfile.

"Isto deve ser mesmo uma grande tentação para os ladrões, mas nunca ouvi falar em roubos", disse ao CM João Rodrigues, empregado de comércio na cidade.

O desfile está marcado para hoje, às 10h00, e as mordomas vão passar em frente aos Paços do Concelho para apresentarem cumprimentos ao presidente da câmara, José Maria Costa, e ao bispo, D. Anacleto Oliveira.

As festas, que começaram ontem, decorrem até à próxima terça-feira.

Viana do Castelo ouro festas desfile roubo PSP milhões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)