Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

País em alerta devido à agitação marítima e neve

Está previsto mau tempo, pelo menos, até sábado.
16 de Janeiro de 2014 às 09:36
neve, agitação, marítima, tempo,
neve, agitação, marítima, tempo, FOTO: Nuno Costa

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a Madeira vão estar em alerta devido à agitação do mar. Prevêm-se ondas até seis metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Coimbra estão sob alerta, o segundo menos grave de uma escala de quatro. Estão previstas ondas de quatro a cinco metros. Estes quatro distritos estão também sob alerta devido à queda de neve acima dos 800/1.000 metros de altitude entre as 00h00 de esta quinta-feira e as 12h00 de sábado.

A queda de neve levou também o IPMA a emitir um aviso amarelo, em vigor entre as 00h00 de hoje e as 12h00 de sábado, para os distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou ainda a Madeira sob alerta devido à previsão de vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de 100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06h00 de sexta-feira e as 08h00 de sábado.

Por causa do mau tempo, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria.

O SRPC aconselha as pessoas a evitarem circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia e seguirem as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

Atendendo à forte ondulação, o SRPC alerta para as medidas habituais de autoproteção, como tomar atenção à eventual afetação de edifícios localizados junto à costa ou a praias.

neve agitação marítima tempo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)